top of page
Meio Ambiente & Preservação - Página 2

 

Serão abordados os assuntos e informações relacionados ao meio ambiente e fatores impactantes, aspectos da responsabilidade social e comportamento humano e práticas de preservação.

 

 

 

 

Quanto se recicla no Brasil?

 

a) Papel de escritório = 41%

b) Papelão ou papel ondulado = 77,3%

c) Latas de aço = 45%

d) Latas de alumínio = 87%

e) Vidro = 44%

f) Plástico rígido + plástico filme = 17,5%

g) Plástico PET (garrafas de refrigerante) = 35%

h) Pneus = 57% i) Embalagens cartonadas (longa vida) = 15% 

 

Obs.: o cálculo do percentual reciclado é equivalente ao total consumido, no ano de 2002.

 

Quais os resultados da reciclagem? 

 

a) Ambientais: Os maiores beneficiados por esse sistema são o meio ambiente e a saúde da população. A reciclagem de papéis, vidros, plásticos e metais - que representam em torno de 40% do lixo doméstico - reduz a utilização dos aterros sanitários, prolongando sua vida útil. Se o programa de reciclagem contar, também, com uma usina de compostagem, os benefícios são ainda maiores. Além disso, a reciclagem implica uma redução significativa dos níveis de poluição ambiental e do desperdício de recursos naturais, através da economia de energia e matérias-primas. 

b) Econômicos: A coleta seletiva e reciclagem do lixo doméstico apresenta, normalmente, um custo mais elevado do que os métodos convencionais. Iniciativas comunitárias ou empresariais, entretanto, podem reduzir a zero os custos da prefeitura e mesmo produzir benefícios para as entidades ou empresas. De qualquer forma, é importante notar que o objetivo da coleta seletiva não é gerar recursos, mas reduzir o volume de lixo, gerando ganhos ambientais. É um investimento no meio ambiente e na qualidade de vida. Não cabe, portanto, uma avaliação baseada unicamente na equação financeira dos gastos da prefeitura com o lixo, que despreze os futuros ganhos ambientais, sociais e econômicos da coletividade. A curto prazo, a reciclagem permite a aplicação dos recursos obtidos com a venda dos materiais em benefícios sociais e melhorias de infraestrutura na comunidade que participa do programa. Também pode gerar empregos e integrar na economia formal trabalhadores antes marginalizados. 

c) Políticos: Além de contribuir positivamente para a imagem do governo e da cidade, a coleta seletiva exige um exercício de cidadania, no qual os cidadãos assumem um papel ativo em relação à administração da cidade. Além das possibilidades de aproximação entre o poder público e a população, a coleta seletiva pode estimular a organização da sociedade civil.

 

 

Qual a disposição final do lixo no Brasil? 
 

76% - Céu Aberto 
13% - Aterro Controlado 
10% - Aterro Sanitário 
1% - Usina de Compostagem 

 


Curiosidades 
 

Nas ruas da cidade de São Paulo existem mais de 25 mil catadores de lixo reciclável. É um trabalho de "formiguinhas" que merece ser valorizado. Cada brasileiro que viva até 70 anos de idade vai produzir 25 toneladas de detritos.

 

O Brasil produz cerca de 220 mil toneladas de lixo por dia. Menos de 5% do lixo urbano é reciclado. O lixo causa enchentes entupindo bueiros e diminuindo a vazão de água. É um dos maiores problemas da sociedade moderna. É uma bomba-relógio. Calcula-se que 30% do lixo brasileiro fique espalhado pelas ruas das grandes cidades. Para a fabricação de uma tonelada de papel são consumidas 17 árvores. Com 40 kg de papel velho se evita o corte de uma árvore.

 

Se 1 milhão de pessoas usarem o verso do papel para escrever e desenhar, a cada mês será preservada uma área de floresta equivalente a 18 campos de futebol. A reciclagem de uma única latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante três horas.

 

Próxima
bottom of page