Todos Contra a Zika
e contra a Dengue e a Chikungunya
Com a chegada do verão, com dias quentes, que facilitam a procriação do mosquito, devemos estar muito atentos em relação a existência de criadouros, procurando acabar com eles. Há mais de um ano nos agregamos na campanha contra o "Aedes Aegypti" e continuamos nessa empreitada. Em seguida, está a primeira publicação sobre o tema, que, infelizmente, continua atual. Vamos fazer a nossa parte!
Diante de tantos relatos e estudos científicos comprovando que o vírus da Zika é capaz de provocar a microcefalia nos fetos em gestação e a Síndrome de Guillain-Barré e que a transmissão do vírus pode se dar, para além da "picada" do mosquito "Aedes Aegypti", através de diversas formas, torna-se cada vez mais importante que todos se mobilizem contra a situação que hoje estamos passando.
O combate ao "Aedes Aegypti", o mosquito que até pouco tempo atrás era só da Dengue e depois da Chikungunya, é fator preponderante para a redução dos casos de transmissão da Zika, como já era para as outras doenças citadas. Existe um esforço em se desenvolver e produzir uma vacina que seja eficaz contra o vírus, mas que, apesar de todos os esforços, não se tem uma previsão correta de quando estará disponível para a população. Assim, atacar o vetor transmissor é a melhor forma de atacar a causa das doenças agora.
O Ministério da Saúde disponibilizou uma página com diversas informações sobre as doenças transmitidas pelo "Aedes Aegypti", que eu recomendo a consulta: http://combateaedes.saude.gov.br. Não deixe de acessar.
Uma série de materiais foi divulgado pelo Ministério da Saúde, de forma a conscientizar a população no combate ao mosquito e que é mostrado aqui, em seguida.
Divulgue o máximo que puder esse material: através da sua rede social, aplicativos de mensagens, e-mails e nas conversas com parentes, amigos e qualquer outra pessoa. Ajude na divulgação e no movimento de prevenção. A melhor solução é a ação. Faça a sua parte.